rinoplastia: modificação do nariz

A rinoplastia é uma intervenção cirúrgica que modifica o aspeto estético do nariz e melhora a harmonia facial.

Normalmente, esta cirurgia é realizada devido a problemas estéticos, como, por exemplo, o osso nasal, os desvios, as malformações congénitas e outras alterações produzidas por traumatismos ou doenças. Quando se corrige o desvio septo nasal para melhorar a função respiratória, a intervenção chama-se rinosseptoplastia.

Quais as pessoas que necessitam de uma rinoplastia?

Qualquer pessoa que se sinta insatisfeita com o seu aspeto e pense que necessita de melhorá-lo para ganhar confiança em si própria.

O candidato a uma operação deverá estar bem informado antes de tomar a decisão e seguir sempre o conselho do seu cirurgião plástico.

A rinoplastia é uma intervenção cirúrgica, pelo que o paciente deverá gozar previamente de um bom estado de saúde geral, ser psicologicamente estável e realista quanto às suas expetativas.

Pode operar-se o nariz em qualquer idade?

Não antes que o paciente esteja totalmente desenvolvido; isto é, será necessário esperar pelos 14 ou 15 anos nas raparigas e 17 ou 18 anos nos rapazes. Para além disso, é possível que os adolescentes, ainda em processo de formação da sua identidade, não tenham plena consciência do que pretendem. É importante que tenham a certeza antes de praticar uma cirurgia estética do nariz.

As pessoas mais idosas podem ter um processo de recuperação mais lento e, por isso, deverão ouvir o conselho do seu cirurgião plástico antes de se submeterem a uma rinoplastia.

É o médico que, em todos os casos, deve avaliar se a rinoplastia será viável, quais são as expetativas reais do paciente, o que pretende conseguir, qual pode ser o resultado e como vai enfrentá-lo no caso de não sair como esperava.

É muito conveniente a utilização de simuladores que permitam ao candidato a uma rinoplastia ver de antemão quais serão os resultados.

O pré-operatório

A rinoplastia é uma intervenção cirúrgica e, portanto, é imprescindível realizar alguns exames habituais: análises, eletrocardiograma, etc., para descartar qualquer condição médica prévia que possa desaconselhar a operação ao nariz.

É necessário o internamento para praticar uma rinoplastia?

Sim, a rinoplastia realiza-se sempre na sala de operações, numa clínica ou hospital que reúna as devidas condições.

A pessoa operada ao nariz deverá permanecer na clínica pelo menos na noite seguinte à cirurgia.

Que anestesia é utilizada?

A operação realiza-se habitualmente com uma anestesia geral ou, em certos casos, com anestesia local e sedação. O critério médico determinará o que será mais conveniente em cada situação.

Quanto dura uma cirurgia ao nariz?

Normalmente dura uma hora, embora por vezes mais, e depende da correção a fazer.

Como se realiza a intervenção?

Existem várias formas de praticar uma rinoplastia, dependendo de cada caso. Na forma aberta, a pele do nariz é levantada e separada do seu suporte: o osso e a cartilagem. Depois, o osso e a cartilagem são esculpidos com a forma desejada. Depois de conseguir este objetivo, a pele é novamente colocada sobre o nariz e é cortada à medida do novo suporte.

Nalguns casos este processo é realizado de forma fechada, por dentro do nariz, com pequenas incisões no interior dos orifícios nasais ou na columela.

Noutras ocasiões realizam-se, para além disto, umas incisões na base dos orifícios nasais. Para dar forma à pirâmide nasal podem realizar-se enxertos de diferentes tecidos do próprio paciente (cartilagem, osso) ou de materiais sintéticos.

Para além de remodelar ossos e cartilagens, se a base do nariz é muito larga, são retiradas pequenas fatias de pele. As incisões para esta cirurgia são praticadas no interior ou na base do nariz para que não haja posteriormente marcas visíveis.

O pós-operatório

Depois da operação, é necessário colocar uma tala ou gesso que mantenha o nariz na forma correta. Também se tamponam os orifícios nasais para evitar sangramentos e manter direito o septo nasal.

Durante alguns dias e, especialmente, nas primeiras 24 horas, o paciente tem geralmente o rosto inchado, hematomas, desconforto e dor de cabeça. Geralmente, o médico receitará analgésicos e anti-inflamatórios.

A pessoa que se submeteu a uma cirurgia plástica ao nariz deverá permanecer deitada com a cabeça elevada durante o primeiro dia.

Quanto tempo se demora a regressar à vida normal?

Quase sempre é possível regressar à vida normal em cerca de 8-10 dias.

A rinoplastia costuma deixar umas sequelas muito visíveis durante pelo menos uma semana. A partir daí, e ainda que o paciente continue algo inchado e com hematomas, pode fazer uma vida praticamente normal.

Nos primeiros dias pode ocorrer um ligeiro sangramento do nariz. Não convém assoar-se com força durante a primeira semana, até os tecidos cicatrizarem.

Os tampões costumam ser retirados no dia seguinte, ou ao fim de três dias, caso se tenha realizado uma septoplastia; e o gesso é retirado ao fim de uma semana.

Nos primeiros dias os pacientes podem sentir-se ligeiramente deprimidos, porque não veem uma melhoria imediata. Há que ter em conta que quem faz a operação ao nariz entra na sala de operações perfeitamente são, sem qualquer desconforto, animado … E sai com dores, nódoas negras e sem ver resultados. Mas este sentimento de tristeza passa ao fim de alguns dias.

A maioria dos pacientes encontra-se bem numa semana, mais ou menos, e começa a retomar pouco a pouco a sua atividade quotidiana, com algumas exceções: não poderão apanhar sol nem praticar exercício intenso, como correr, nadar … O cirurgião indicará em que momento se pode voltar à vida plenamente normal.

Cuidado com a utilização de óculos antes do tempo.

Existem riscos?

A rinoplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico especialista e qualificado.

Ainda que as complicações não sejam frequentes e não tenham grande importância, há sempre a possibilidade de infeção, hemorragias, reações alérgicas à anestesia…

Depois da cirurgia, em alguns casos, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele: são vasos que se romperam e que ficarão assim de forma permanente.

Não há problema com as cicatrizes porque as incisões são sempre internas.

Uma em cada 10 pessoas que se submetem a uma rinoplastia, volta a ser operada para corrigir algum pequeno defeito e ficar plenamente satisfeita.

É importante seguir sempre os conselhos do cirurgião, tanto antes como depois da operação ao nariz.

Durante uns meses poder notar-se um certo inchaço, sobretudo na ponta.

Quando se vêm resultados definitivos?

O resultado definitivo ver-se-á passado um ano, aproximadamente. Este é o tempo necessário para os tecidos estabilizarem e a cicatrização estar completa.

E se eu não ficar satisfeito?

Por vezes, é possível que haja dificuldades na cirurgia ou problemas de cicatrização, traumatismos posteriores, evoluções assimétricas ou irregulares … que podem requerer um retoque cirúrgico.

Solicite, sem qualquer compromisso e de uma forma totalmente gratuita, uma simulação de modificação do seu nariz: PRIMA AQUI PARA SOLICITAR A SIMULAÇÃO